Técnico em Estética

Curso Técnico em Estética

Estética (do grego aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerada belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística, a ideia de obra de arte e de criação, a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.

O que é Esteticista?

O profissional de estética e responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. Caracterizadas por lidar com mulheres ou homens, esteticistas se preocupam com limpeza da pele do rosto e do corpo, dos cabelos, pelos em geral e das unhas, por meio de esfoliação, hidratação, nutrição e correção de pequenas imperfeições. Esse profissional pode se especializar e atuar em diferentes áreas.

O que é o Técnico em Estética?

Dentro da clínica de estética, ou do salão de beleza, a esteticista terá as mais diversas atividades. Dependendo de sua especialidade, as atividades serão diferentes, as principais são limpeza de pele do rosto e do corpo a serem tratada, elaboração de cronograma do paciente, para que possa ser acompanhado em todas as sessões, aplicar os procedimentos estéticos de maneira a recuperar e manter a saúde do corpo, cabelo e/ ou rosto, selecionar, indicar e aplicar cosméticos e produtos de tecnologia avançada de acordo com a preferência e/ou necessidade do paciente, ter conhecimento dos instrumentos, materiais e produtos mais recentes a serem comprados e utilizados, procurar saber sempre a eficácia e contraindicações dos produtos, tratamentos e equipamentos que são utilizados e realizados, reunir-se com outros profissionais da área de saúde para elaborar programas de saúde preventiva, curativa e reabilitadora.

Campos de Atuação

Analise e recuperação da pele; limpeza profunda; tratamento de acne simples com técnicas cosméticas; tratamento de manchas superficiais de pele; procedimentos pré e pós-cirúrgicos como drenagem linfática, eletroterapia facial, massagens relaxantes e aplicação da cosmetologia apropriada; auxilio ao médico dermatologista e cirurgião plástico nos tratamentos pós-procedimentos dermatológicos, bem como pré e pós-operatórios em cirurgia plástica; auxílio aos setores de dermatologia em ambulatórios hospitalares dos centros de tratamento de queimaduras na recuperação de pacientes queimados; esfoliação corporal, bandagens, massagens cosméticas, banhos aromáticos e descoloração de pelos; drenagem linfática corporal; massagem mecânica, eletroterapia para fins estéticos; depilação.

Por que ser um Técnico em Estética?

O mercado de trabalho em estética e cosmética é muito promissor e o profissional poderá atuar em clínicas de estética e medicina estética, academias de ginástica, clubes, spas, casas de repouso, hotéis e estâncias hidrominerais, salões de beleza, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética, instituições educacionais e pesquisa.

Carga Horária Total do Curso

O curso tem carga horária de 500 hora/aula, teóricas e práticas na própria instituição de ensino e 700 hora/aula de estágio supervisionado na clínica escola da própria instituição.

Duração do Curso

Mínima de 18 meses, divididos em 3 módulos de aulas teóricas e práticas na instituição de ensino e em participações com a comunidade e estágio obrigatório supervisionado na clínica escola da própria instituição.

Períodos do Curso

Noturno das 19h às 22h

Matutino das 8h às 11h

Uso de Uniforme

O uniforme e obrigatório pois o aluno de um curso na área de saúde deve vir as aulas com jaleco branco de manga longa para as atividades práticas, qual tenha pelo menos sua identificação pessoal e do curso.

Quanto ao Estágio

Períodos de Estágio – É ofertado na própria instituição, pois possui estrutura de clínica de estética, a qual oferta serviços à comunidade com valores acessíveis e com a supervisão dos docentes e coordenadores do curso. O horário de estágio são mantidos no mesmo período e horário das aulas teóricas para facilitar a presença do aluno.

Custo do Estágio – O custo de cada estágio em estética, e o valor dos produtos utilizados nas aulas práticas e de estágios rateados entre os alunos, este valor e reembolsado ao aluno quando estiver no estágio supervisionado obrigatório fazendo atendimento ao público, o qual cada atendimento cobra-se uma taxa de R$-20,00, pois as pessoas para o atendimento são a convite e oferecimento do próprio aluno.

Definição de Estágio Profissional Obrigatório – É uma conformidade ao perfil da profissão para a conclusão do curso, o estágio obrigatório não pode ser remunerado, o aluno deverá ter 100% de frequência, mesmo aqueles alunos que comprovarem o exercício profissional correspondente às funções de Técnico ou Auxiliar, não estarão dispensados do Estágio.

Avaliação do Estágio – Envolve a frequência e o aproveitamento levando em consideração o comportamento, conhecimento e desempenho.

  • Comportamento: O cumprimento dos princípios éticos e morais que regem a vida profissional, comprometimento com o desenvolvimento do trabalho, valorizando a iniciativa, criatividade e a capacidade do discente de reflexão crítica e interação com os colegas, professores e outros profissionais.
  • Conhecimento: Avaliar a aplicação dos conhecimentos técnicos de enfermagem inerentes a sua função de acordo com a Lei do Exercício Profissional, resgatando os conceitos de saúde mental e a relação teoria-prática.
  • Desempenho: Avaliar a capacidade do aluno na comunicação verbal, não verbal e escrita, saber lidar com o sofrimento humano, receptividade nas orientações, aplicação das técnicas de comunicação terapêutica voltadas para a melhora do paciente, aplicação e execução das técnicas de enfermagem, entre outros.

Uniforme de Estágio

Uniforme sempre de cor branca – calça comprida, blusa, camisa ou camiseta com manga, sapato branco de couro e Jaleco.

As mulheres com o cabelo preso, perfume suave, maquilagem suave, é proibido o uso de roupa transparente, curta ou decotada e assessórios.

Os homens com a barba feita, cabelo curto, unhas curtas, asseados e desodorizados é proibido o uso de assessórios.

O uniforme e obrigatório e o custo é do aluno, não estando embutido no valor da mensalidade.

Condutas: Comparecer ao local de estágio com 10 minutos de antecedência. Após o horário e por relevante, o aluno entrará somente com autorização prévia do professor.

É proibido se ausentar do local de Estágio sem a comunicação prévia ao professor.

Não é permitida falta. Em caso de falta justificada conforme item do Sistema de Avaliação, Recuperação e Promoção, o aluno deverá fazer a reposição do estágio, fora do período letivo.

É obrigatório para Conclusão do Curso Técnico em Estética?

O aluno, ao termino das aulas teóricas, práticas e estágio, tem a obrigatoriedade de realizar o TCC – Trabalho de conclusão de Curso, apresentado diante de uma bancada com pratica e descrição dos procedimentos por escrito.

Qual é a Nota Mínima para Aprovação?

Avaliação: O professor avaliará o aluno através de provas, trabalho, frequência e desenvolvimento das habilidades nas aulas práticas e estágios. Todas as avaliações são por disciplinas individuais, tendo que atingir média da nota 6,0 e frequência acima de 75% nas aulas teóricas e práticas, e 100% no estágio, avaliação por conselho de classe e a reprova em uma disciplina do módulo implicará em refazer o módulo na integra. A segunda chamada de prova e avaliação tem um custo, deve ser requerida na secretaria, e a instituição disponibiliza de um calendário letivo com as datas disponíveis para aplica-las.

Certificação: A certificação será concedida ao aluno que tiver média 6,0 em cada disciplina e frequência acima de 75% nas aulas teóricas e práticas, e 100% no estágio. O certificado é emitido pela instituição de ensino, perante autorização do CEE-Conselho Estadual de Educação e liberação da SEED–Secretaria de Estado da Educação, sendo que o prazo para entrega do Diploma fica vinculado ao processo de autorização e liberação do Sistema Estadual o qual temos a obrigação de enviar os documentos, processos e relatórios a nos pertinentes, mas não temos poder de intervir ou acelerar. O Diploma Técnico em Estética é reconhecido em todo Território Nacional.

O Curso é Autorizado pelo MEC?

Os conselhos estaduais de educação são responsáveis pela autorização, regulamentação e reconhecimento das instituições ensino privadas que ofertam cursos técnicos. As Escolas Técnicas reconhecidas por seus pelo respectivo Conselho de Educação de seu estado deverão ser cadastradas no SISTEC/MEC. Você pode conferir clicando no link a seguir: Clique Aqui

REGISTRO DE AUTORIZAÇÃO JUNTO AO MEC / CEE / SEED – ATO 6476/2012

MANTENEDORA – OPÇÃO SISTEMA EDUCACIONAL LTDA – ME

Sobre as aulas práticas em um ambulatório na própria instituição?

Nosso ambulatório, laboratórios e centro de beleza e estética são bastante satisfatório, assim fazendo com que o aluno consiga visualizar um campo de trabalho, simulando em pratica o que vai realmente acontecer, pois isso facilita ao aluno no momento do estágio dando mais segurança, sabemos que entre a teoria e a pratica existe fatores complexos como o estado psicológico, as habilidades, a confiança pratica, e o procedimento realizado por várias vezes tona a competência eficaz,  assim o aluno imagina o que pode acontecer no seu dia a dia, e não haverá surpresas.

O que se Aprende no Curso de Estética?

Anatomia Corporal e Facial

Estuda conceitos básicos integrados sobre anatomia, morfologia, microscopia e funcional dos órgãos e sistemas do corpo humano e seus mecanismos reguladores, descrevendo os aspectos morfofuncionais dos sistemas esqueléticos, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, reprodutor, endócrino, tegumentar e nervoso.

Dermatologia Aplicada à Estética Facial e Corporal

Estuda as alterações relacionadas com os vários tipos de patologia associadas a pele, formas de prevenção e tratamento. Características gerais de bactérias e vírus morfologia e citologia bacteriana. Fisiologia e genética bacteriana. Método de controle de crescimento de microrganismos. Características gerais dos antimicrobianos. Mecanismo de virulência bacteriana. Microbiota normal do corpo humano. Estudo das principais bactérias patogênicas para o homem. Características gerais dos vírus. Principais viroses de importância médico-humana. Estudo de doenças sexualmente transmissíveis as formas de contagio, abordagem terapêutica e as formas preventivas.

Cosmetologia Aplicada à Estética Facial e Corporal

Estuda as formas cosméticas, composição química, estruturas, formas de apresentação, como também suas aplicabilidades dentro da estética facial e corporal.

Nutrição Aplicada à Estética

Fundamentos de nutrição: nutrientes básicos; tipos de dietas; metabolismo basal. Nutrição nos diversos períodos do ciclo vital. Educação nutricional. Fundamentos da dietoterapia. A dietoterapia na prevenção e tratamento de doenças.

Psicologia Aplicada à Estética

O normal e o patológico. Aspectos Psicológicos do processo saúde / doença. O homem diante da enfermidade. Aspectos psicossomáticos da doença. A hospitalização latrogia. Psicologia Geral: A Psicologia como suporte nas relações humanas. A Psicologia e a construção do sujeito. Personalidade e sua formação. A teoria Psicossocial de Erikson. Instrumentação dos conhecimentos no exercício da profissão. Aspecto Estrutural, funcional e do Desenvolvimento do Aparelho Psíquico. Psicologia Evolutiva. Ética profissional.

Segurança e Saúde no Trabalho; Primeiros Socorros; e, Educação para a Saúde

Ementa: estuda as formas de prevenção contra acidentes relacionados ao trabalho realizado em estética corporal e facial como também os primeiros socorros, estuda as diferentes formas de desinfecção dos materiais estéticos e as formas de funcionamento de uma clínica, tanto na teoria quanto na prática.

Tecnologia dos Equipamentos e Instrumentos de Estética

Estuda os tratamentos faciais e corporais realizados com recursos manuais e eletroterápicos voltados para as práticas.

Técnicas Profissionais de Estética Facial

Estuda as patologias associadas a estética facial, formas de tratamento, prevenção, prática de atendimento ao público e montagem de protocolos em geral.

Administração, Economia, Normas e Legislação

Explica como realizar os procedimentos burocráticos para a abertura de uma empresa de beleza. Estuda de forma simplificada as qualidades do profissional da beleza, as leis que regem essa modalidade de empresa, e os direitos e deveres da empresa e do cliente.

Técnicas Profissionais de Estética Corporal

Estuda as formas mais específicas voltadas para estética não invasiva de tratamentos corporais aplicados em todas as patologias relacionadas. Além de aplicar os tratamentos propostos no atendimento ao público.

mude seu futuro profissional

Preencha corretamente seus dados abaixo, que nossa equipe entrará em contato te passando uma proposta exclusiva.